23/09/13

História de um Cavalo Triste

Este cavalo já foi grande. As luzes da ribalta centravam-se no seu porte majestoso, no seu cavalgar imperial e no seu trotar em compasso com as músicas de grandes clássicos, desde Schubert a Chopin. Fazia as delícias da garotada com a sua pelagem bem tratada. A sua crina enfeitada fazia-o inchar de orgulho. Era um esbelto e belo cavalo.

Os anos foram passando, as luzes foram-se apagando e ele foi envelhecendo. Já não era o que tinha sido. Mas mantinha a postura, orgulhoso de si mesmo pelo que fora, pelas pessoas que tinha deixado felizes e pelo percurso da sua vida.

Um dia, venderam-no e passou a puxar carroças. Enquanto nos seus tempos áureos o chicote de quem o tinha simbolizava um gesto nunca cometido, agora um outro chicote fustigava-o para ser mais presto no andar.

Aproximei-me deste cavalo. Magro, com as costelas à mostra, tentava comer a erva que despontava naquele terreno junto a um ribeiro de água pouco recomendável. Não havia feno que lhe enchesse o corpo, que lhe cobrisse os ossos, que lhe desse a dignidade nunca perdida, mas esmorecida pela triste vida que levava. De um jovem garboso, restava um velho não acarinhado. Só lhe restava esperar pelo fim da vida.

Deixou-me chegar ao pé dele. Virou a cabeça para mim e olhámo-nos nos olhos. Contemplámo-nos por instantes e pensei ver uma lágrima a escorrer-lhe pelo rosto.

𝗔 𝗺𝗼𝗿𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗵𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮: a vida é imprevisível e pode mudar drasticamente num ápice. O cavalo, que já foi um símbolo de beleza e majestade, acabou sendo vendido e forçado a puxar carroças. A história nos ensina a valorizar o presente e a não subestimar as coisas que temos, pois elas podem ser perdidas a qualquer momento. Além disso, a história nos lembra que a vida é preciosa e que devemos tratar todos os seres vivos com respeito e compaixão.

2 comentários:

noname disse...

Tiste mas, é a história de muitos cavalos vs velhos. Nesta vida, temos valor até podermos dar, depois... nada

Unknown disse...

Sempre com dignidade!!!